Muitas vezes, a criação de um blog no site da empresa não gera o resultado esperado. Quando isso acontece, é aconselhável rever toda a estratégia criada em torno desse projeto. Antes de tudo, é necessário pensar no objetivo a ser alcançado, ou seja, o que motivou a criação do blog

Se a razão é firmar a autoridade da empresa, ou do profissional, no segmento em que atua, a estratégia deve ser a produção de conteúdos relevantes, relacionados com os produtos e serviços oferecidos, mas sem perder de vista a necessidade do público alvo.

Nesse sentido, conteúdos muito focados na própria necessidade da empresa, ou profissional, em vender, pode não ser uma boa estratégia. O post perde relevância e vai afetar negativamente o seu ranqueamento no resultado da busca.  Nesse sentido, o foco principal deve responder à necessidade do público alvo. Ou seja, o conteúdo tem que estar compatível com os termos de busca utilizados no Google, que é a ferramenta de pesquisa mais utilizada.

Uma boa estratégia no planejamento editorial, passa pela definição da persona, ou seja, da montagem de um perfil fictício do público alvo específico, que se pretende atingir com o conteúdo do blog.

Embora fictício, o perfil montado deve se basear em dados reais, buscados diretamente, através do levantamento de leds e pelo levantamento indireto, com informações coletadas nas redes sociais. Desse modo, a persona se torna algo mais que uma criação abstrata e passa a ser um componente fundamental na estratégia de conteúdo.

Um conteúdo relevante, que resolve o problema da persona, no momento certo, vai impactar diretamente a montagem do funil de vendas, assim como a condução do público específico em todo o processo, até a tomada de decisão.

Então, que tipo de conteúdo pode interessar à persona que você montou? Provavelmente aquele que fala diretamente às suas dores. Para o público consumidor de suplementos alimentares, por exemplo, informações nutricionais e indicações de uso desses produtos podem ser altamente relevantes, com o uso correto de palavras chaves,

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