No jargão do Marketing Digital, a Brand Persona é a identidade da empresa, sua marca e sub marcas e todos os conceitos que a envolvem: essência da marca; missão; promessas. Esses mesmos conceitos, devidamente adaptados, podem ser aplicados ao autor e suas obras.
A construção de uma Brand Persona implica em definir algumas características da imagem que se pretende transmitir na comunicação com o público, como tom de voz, vocabulário e formas de argumentação.
· Gênero Literário. A definição de gênero e sub gênero da literatura que você pratica é parte importante do processo de fixação de sua marca e determina como será referenciado pelo leitor.
· As categorias de gênero, na literatura, assim como sub categorias, se referem às diversas formas de classificação das obras literárias, a partir dos gêneros épicos, líricos e dramáticos. Para o fim que propomos, consideramos as categorias drama, romântico, humor, ficção científica, policial, aventura, fantasia e horror, entre outras categorias.
· Sua imagem como autor e o conceito que envolve suas publicações devem ser bem definidos. Apresentar-se numa postagem como autor de autoajuda e em outra como escritor de histórias de horror e fantasia ou eróticas, pode não ser uma boa estratégia para credibilidade para sua literatura.
· Caso você seja um autor prolífico e trabalhe com vários gêneros, é possível criar várias personas diferentes para cada um. Crie um pseudônimos para cada gênero que você escreve, principalmente quando forem direcionados para público alvo distintos.
· Conheça o público leitor do gênero literário a que você se dedica. Apareça para eles nos eventos literários e redes sociais.
· Formate sua Brand Persona de modo a estabelecer uma conexão intelectual e emocional com seus leitores, para que suas publicações se destaquem e obtenham reconhecimento nos grupos de discussão nas redes sociais.
Interaja com o seu público
Acompanhe o leitor e o que ele fala sobre você e sua obra. Verificar as notificações nas suas páginas deve ser uma rotina, várias vezes durante o dia. Responda aos questionamentos no prazo de 24 horas, principalmente se você tiver uma página de venda dos seus livros, pois problemas podem ocorrer. Agilidade e empatia são as palavras chaves. Lembre-se que, além de escritor você é uma empresa, uma editora e seus leitores têm direitos de consumidor, que devem ser respeitados.
Acostume-se a seguir “blogs” e grupos literários. Interaja com eles nas redes sociais e em grupos de discussão. À frente dos “blogs” e da administração desses grupos há influenciadores, cada qual com seu próprio grupo de seguidores. Uma boa razão para se interagir com eles.
· Ofereça brindes (marcadores de páginas são muito apreciados) e livros para resenhas;
· Crie promoções que envolvam “blogs” e grupos de literatura;
· Participe de coletâneas organizadas por blogueiros;
· Participe das discussões e faça contribuições que agreguem algum valor;
· Seja você mesmo um influenciador, ao compartilhar sua experiência e conhecimento sobre a literatura independente, por exemplo. Torne-se conhecido como uma autoridade no assunto;
· Seja um blogueiro. Se você não tem um “blog”, crie um. Você poderá publicar artigos, contos, poesia ou o que imaginar, e publicar rapidamente. Depois disso, divulgue nas redes sociais com seus livros.
O que publicar no seu “blog”?
Além de sua literatura, procure agregar algum valor às suas publicações, como tutoriais e dicas para iniciantes. Ao tornar-se um influenciador, você estabelece uma autoridade nas redes sociais e aumenta sua visibilidade e engajamento, com comentários e compartilhamento de suas postagens, além de aumentar o tráfego em sua página na “web”.
Nota do autor:
O conteúdo deste artigo foi escrito a partir de um curso de Marketing digital que fiz na universidade #Rock Content, que é uma referência na área. Se você quiser se aprofundar, sugiro que visite o site deles. Alguns cursos são oferecidos gratuitamente.
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